PT   EN

PROGRAMA PROVISÓRIO (DISPONÍVEL EM PDF)
            JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O PROGRAMA COM HORÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES

18.Nov.2012 -
Domingo (Hotel dos Templários)
 16h00 - Registo
 17h00 - Welcome Drink
 Momento Musical pela Canto Firme
 Inauguração da Exposição "O papel da Mulher na Arte e na Religião Judaica"; Comissária Olga Sotto; Obras de Laura Cesana com a presença da autora
 18h00 - Cerimónia de Abertura com entidades oficiais
 Isabel Cordeiro (Secretaria de Estado da Cultura, Diretora Geral do Património); Carlos Carrão (Câmara Municipal Tomar, Presidente); Eugénio Almeida (Instituto Politécnico de Tomar, Presidente); João Schwarz Da Silva (AAST, Presidente); Joaquim Rosa do Céu (ETLVT, Presidente); José Oulman Carp (Comunidade Israelita de Lisboa, Presidente); Jorge Patrão (Rede de Judiarias de Portugal, Secretário Geral)
 19h00 - Comunicação Convidada: Yosef Kaplan (Hebrew University, Mount Scopus, Israel)
 19h30 - Comunicação Convidada: Saúl Gomes (Universidade de Coimbra)
 20h00 - Jantar Buffet (oferta da ETLVT)
 21h00 - Homenagem a Aristides Sousa Mendes
 Sebastian Mendes, Gerald Mendes, Aristides Mendes (netos de Aristides Sousa Mendes) e Della Peretti (Fundação Sousa Mendes)

19.Nov.2012 - Segunda-Feira (Instituto Politécnico de Tomar)
 08h00 - Registo
 09h00 - Sessão Plenária
 João Schwarz (Neto Samuel Schwarz)
 09h30 - Comunicação Convidada: Pinharanda Gomes (Filósofo - Escritor
Sala: Auditório Prof. Doutor Pacheco de Amorim
 10h00 - Comunicação Convidada: Antonieta Garcia (Professora da Universidade da Beira Interior - Aposentada.
Sala: Auditório Prof. Doutor Pacheco de Amorim
10h30 - Comunicação Convidada: Joseph Levi (Professor da Universidade George Washington)
11h00 - Coffee Break
 11h30 - Painéis temáticos
 Temas B1 (Cripto-Judeus e Inquisição. Sala: Auditório Prof. Doutor Pacheco de Amorim) e B2 (Arquitetura e Arqueologia da Presença Judaica. Sala: Auditório Dr. Júlio das Neves), em simultâneo
 13h15 - Almoço
 15h00 - Comunicação Convidada: Irene Pimentel (Universidade Nova de Lisboa - ISCSP)
 15h30 - Painéis temáticos
 Temas B3 (História dos Judeus. Sala: Auditório Prof. Doutor Pacheco de Amorim) e B4 (Judeus da Diáspora e da Ciência. Sala: Auditório Dr. Júlio das Neves), em simultâneo
 17h50 - Coffee Break
 18h00 - Conclusões - Plenário
 Mariano Gago (Ex Ministro de Portugal, Educação e Ciência); José Ribeiro Mendes (Conference Chairman)
 18h30 - Homenagem a Samuel Schwarz
 Claude B. Stuczynski (Bar-llan University), Esther Mucznik (Comunidade Israelita de Lisboa), AAST
 19h30 - Inauguração do espaço biblioteca do museu luso-hebraico
 20h00 - Jantar Livre
 21h00 - Concertos na Sinagoga, Canto Firme

20.Nov.2012 -  Terça-Feira (Programa Social)
 10h00 -  Partida do Hotel dos Templários
  Visita à Sinagoga, centro histórico de Tomar e Convento de Cristo
 13h00 -  Almoço (oferta da ETLVT)

Em paralelo durante os dias da conferência: Exposição sobre "O papel da Mulher na Arte e na Religião Judaica", organizada por AAST, CMT, CIL, Olga Sotto, Alvaro Barbosa (com obras de Laura Cesana e espólio do Museu Luso Hebraico da Sinagoga de Tomar e da Sinagoga de Lisboa. Laura Cesana (ver biografia) vai estar presente).